Variações do Grathwohl: Geathwoll, Gradhwohl. Gradhwol, Gradwohl, Graedwohl, Granbwohl, Grathrool, Grathwhl, Grathwol, Grathyvol, Gratival, Grativol, Grativvol, Gratiwol, Gratwohl, Gratwol, Grotwald, Grotewohl, Kathwahl e Krythwahl.
No Brasil encontramos: Grativol, Gratival, Gravital e Grativoal.
O sobrenome tem origem alemã e o primeiro Grativol, Wilhelm Gradwohl (Guilherme) chegou ao Brasil em 1824 a bordo do veleiro Caroline juntamente com sua família. O segundo Grativol, Jacob Gradwohl, chegou com sua família em 1826 a bordo do navio Brodtrae. Os Gradwohls, bem como outras tantas família alemãs vieram para o Brasil para fugirem da miséria que assolava a Europa pós Napoleão. Então, José Bonifácio de Andrada e Silva, como ministro dos Negócios Estrangeiros, assinou em 21 de agosto de 1822 um decreto no qual incluía a imigração de no máximo 4.000 pessoas divididas em duas classes, sendo: "A Primeira, de atiradores que debaixo do disfarce de colonos serão transportadas ao Brasil onde deverão servir como militares pelo espaço de seis anos; a Segunda classe, de indivíduos puramente colonos aos quais se concederão terras para seus estabelecimentos, devendo porém servir como militares em tempos de guerra, à maneira dos Cossacos ou Milícia Armada, vencendo no tempo de serviço, o mesmo soldo que têm as Milícias Portuguesas, quando se acham em campanha".
A colônia alemã teve o seu início, em Nova Friburgo, no dia 3 de maio de 1824. As 342 pessoas (128 casados e 214 solteiros), que para cá vieram, haviam sido destinadas, originalmente, para a Colônia de Almada, no sul da Bahia. Porém foram enviadas para cá e o motivo de tal mudança é desconhecido. Os imigrantes rebelaram-se contra esta decisão, mas não tiveram escolha. A grande maioria dos Grativóis de hoje nasceram e residem no estado do Rio de Janeiro. Quase que seríamos todos baianos.
A viagem através do Oceano Atlântico (de Bremen na Alemanha até o Rio de Janeiro) levava de 90 a 120 dias. Os viajantes enfrentavam tempestades, fome e até mesmo epidemias que surgiam a bordo.